Estudo da APER sobre energia solar é apresentado ao diretor do SENAI/RN

Estudo da APER sobre energia solar é apresentado ao diretor do SENAI/RN


Nesta terça-feira (30), os diretores da Associação Potiguar de Energias Renováveis – APER, Max Pereira e José Maria Vilar, se reuniram com o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Rodrigo Mello. Em pauta o levantamento da APER, que apresenta dados como: de janeiro e outubro de 2021, 8.648 sistemas de geração de energia solar foram conectados à rede elétrica no Estado. O número é um marco e supera a soma acumulada nos últimos 6 anos.

 

O diretor do CTGAS-ER, Rodrigo Mello, ressaltou que a cadeia produtiva da energia solar distribuída impulsiona o desenvolvimento local, com empregabilidade, distribuição de renda e movimentação de pequenas empresas – com perspectivas de crescimento pujante na matriz energética não só no Estado, mas no País.

No último mês de setembro, a APER fez um acordo de cooperação com o SENAI-RN para capacitação e desenvolvimento profissional no segmento no Estado, para funcionários de empresas associadas para provas da “Certificação por Competência” que o CTGAS-ER desenvolveu e aplica de forma exclusiva no Brasil com a Alemanha.

No final da reunião, Rodrigo Mello levou os diretores da APER para conhecer o Laboratório de Instrumentação do CTGAS-ER e SENAI.

Também nesta terça, os diretores Max Pereira e José Maria Vilar estiveram na Rádio Cidade 94 FM, concedendo entrevista para o programa da jornalista Anna Ruth Dantas, onde o assunto também foram os números positivos revelados no estudo da Aper sobre o crescimento da energia solar no RN.