Diretoria da APER faz apresentações no Fórum de Energias Renováveis 2023

Diretoria da APER faz apresentações no Fórum de Energias Renováveis 2023

A edição 2023 do Fórum de Energias Renováveis trouxe temáticas e assuntos variados, em dois dias de evento, no Hotel Holiday Inn Natal. Contando com uma participação de mais de 600 inscritos, o evento foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro. A APER esteve presente mais uma vez no Fórum de Energias Renováveis, com participações especiais do presidente da APER, Cássio Maia, e o Diretor de Relações Institucionais, Williman Oliveira.

O Fórum de Energias Renováveis 2023 apresentou uma maior abrangência de assuntos, atendendo uma diversidade de perfis de participantes. A programação foi elaborada para não se limitar apenas às empresas integradoras de energia solar, mas também incluir temas relevantes para startups, acadêmicos, empresas de tecnologia interessadas em energias renováveis, junto com todos os profissionais envolvidos nessa cadeia produtiva. Realizado pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis em colaboração com o Instituto Senai de Inovação – ISI, o evento apresentou uma extensa programação distribuída em quatro palcos simultâneos e com 55 palestrantes.

Durante sua participação no painel Associações de Energia: a atuação na transição energética, o presidente da APER, Cássio Maia, fez uma explanação sobre os atuais números da energia solar no RN. O Estado conta com mais de 52.800 sistemas instalados, nos 167 municípios, com geração de mais de 5 mil empregos diretos. Em um ano, os sistemas de energia solar cresceram 39,9% no Rio Grande do Norte. “Mais uma vez a APER tem a satisfação de apoiar o Fórum e, dessa vez, foi possível contribuir com os números da Geração Distribuída no RN, apresentando a sua participação na economia, destacando sua relevância para geração de emprego e sua representatividade no fornecimento de energia elétrica em nosso Estado. Todos esses números servem para justificar o porquê da geração distribuída continuar sendo incentivada e apoiada pelo poder público”, argumentou o presidente Cássio Maia.

A participação do Diretor de Relações Institucionais, Williman Oliveira, foi no painel Tecnologias de usinas fotovoltaicas para atender o Setor Público. “Falamos sobre a importância do setor público se preparar para aproveitar os recursos que serão disponibilizados para uso das energias renováveis, onde os investimentos serão revertidos de acordo com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de ser um dos pontos importantes para economia”, destacou Williman Oliveira.

Além da vasta programação, a organização preparou uma estrutura para o evento visando facilitar conexões e networking. Os palcos principais, os menores e vários espaços de conversa foram planejados para que as pessoas se encontrem, se conectem e gerem novas interações. O Fórum de Energias Renováveis 2023, realizado pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis em parceria com o Instituto Senai de Inovação – ISI, conta com o apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), da Escola de Leads e o patrocínio da Colina Tech.