APER presente no lançamento do projeto ECICS promovido pela Fecomércio RN

APER presente no lançamento do projeto ECICS promovido pela Fecomércio RN

A APER – Associação Potiguar de Energias Renováveis prestigiou, na noite desta terça-feira (19), o lançamento do projeto de Ecossistemas de Competitividade e Inovação em Comércio e Serviços (ECICS) para os bairros do Alecrim e Cidade Alta, promovido pela Fecomércio RN. A APER foi representada pelo seu vice-presidente José Maria Vilar. 

Durante a solenidade, foram apresentados dados do ECICS para os dois bairros comerciais através de pesquisas sobre hábitos de consumo e opinião dos empresários, ouvindo consumidores e empreendedores no início do mês de julho. 

 

Dados que fazem parte do levantamento, feito pelo Instituto Fecomércio Rio Grande do Norte, foram apresentados durante o lançamento. De acordo com o IF RN, no Alecrim, circulam nas mais de 5 mil empresas, 3,1 milhões de pessoas por mês. O bairro é responsável por 25 mil empregos diretos. O gasto médio é de R$ 186,25. 

O maior motivo de comprar no Alecrim para 54,2% dos entrevistados é o preço e 79,3% pesquisam os valores antes de efetuar a compra. 

Na Cidade Alta, as mais de 2,6 mil empresas instaladas no são responsáveis por 13 mil empregos diretos. No bairro, circulam 1,5 milhão de pessoas por mês que gastam, em média, R$ 149,33. 

Os consumidores da zona Norte da capital são os que mais frequentam a Cidade Alta, com 42%, e tem como sábado o dia preferido para a compra (30%). O principal meio de transporte para fazer compras (67,7%) e ir ao trabalho (58%) é o ônibus (52,8%). 

Para diretoria da APER, os dados são interessantes para que as empresas associadas tenham ideia dos tipos de consumidor e que possam criar estratégias de vendas.