APER presente em audiência pública na Câmara para debater prejuízos aos consumidores e a falta de padronização entre distribuidoras de energia

APER presente em audiência pública na Câmara para debater prejuízos aos consumidores e a falta de padronização entre distribuidoras de energia

O setor de energia solar teve um importante dia para o debate sobre a geração distribuída de energia elétrica e os gargalos enfrentados pelo setor junto com os consumidores. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados promoveu, nesta quarta-feira (22), uma audiência pública para debater a geração distribuída de energia elétrica, tendo o deputado Celso Russomanno (Republicanos/SP) como autor do pedido da audiência.

 

Entre os problemas mencionados, estão questões como obter respostas adequadas, descaso e descumprimento das normas vigentes, como exemplificou o deputado Celso Russomanno: “Os consumidores relatam impasses para obter respostas adequadas, descaso e descumprimento das normas vigentes, desrespeito aos prazos estabelecidos para vistorias, emissão de pareceres e processo de homologação”, relatou.

A reunião contou com a participação de profissionais e autoridades do setor elétrico. O Rio Grande do Norte foi representado pela APER – Associação Potiguar de Energias Renováveis, tendo o Diretor de Relações Institucionais, Williman Oliveira, como representante. Vale ressaltar que a APER foi a única associação do Nordeste presente na audiência.

“Tivemos um dia memorável para o setor de energia solar. Diante de tantos desafios que o consumidor enfrenta na contratação da energia solar e também os fornecedores enfrentam, com atrasos nas entregas de medidores, por exemplo, por parte das concessionárias e outros problemas, a audiência pública colocou em xeque a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica e as Concessionárias”, declarou Williman Oliveira.

Durante a audiência também foram apresentados os números dos prejuízos que estão sendo causados aos projetos fotovoltaicos, além de darem destaque a falta de padronização entre as distribuidoras.

Presente na audiência a deputada federal potiguar Carla Dickson, que defendeu os interesses do consumidor de energias renováveis do Rio Grande do Norte durante sua fala. Os deputados Benes Leocádio e Rafael Motta, não participaram por causa de agenda, mas receberam em seus gabinetes o representante da APER e demonstraram total apoio.